sábado, 5 de novembro de 2011

I ENCONTRO: Origem da vida


A ORIGEM DO UNIVERSO NA PERSPECTIVA CIENTÍFICA
Todos sabemos que o universo surgiu de uma explosão inicial, designada por Big-Bang. Origem do Universo: o universo surge de um estado inicial extraordinariamente pequeno, quente e condensado a que se seguiu uma enorme explosão: o Big-Bang.

A ORIGEM DO UNIVERSO NA PERSPECTIVA CRISTÃ
Para os cristãos, a vida surge do poder amoroso de Deus, mas desenvolve-se através de mecanismos naturais queridos por Deus. A evolução das espécies é um facto, mas, envolvida pelo espírito vivificante do Criador, está direccionada para um fim: a felicidade.

ORIGEM DA VIDA NA PERSPECTIVA CIENTÍFICA
A vida encontra-se em todos os recantos do nosso planeta, desde o fundo do mar até ao topo da mais alta montanha, passando pelo céu ou pela terra ou pelos rios. A cada passo que damos vemos vida à nossa volta. Como surgiu a vida? Os cientistas pensam que as primeiras formas de existência vital apareceram devido a uma série de reacções químicas que ocorreram há cerca de quatro mil milhões de anos, as quais deram origem a organismos muito simples que depois evoluíram e se tornaram complexos e diferenciados, originando todas as espécies que encontramos hoje.

A ORIGEM DA VIDA NA PERSPECTIVA CIENTÍFICA
A Criação (em 7 dias) narra o sentido da vida humana e do universo no contexto da relação íntima com Deus. Apresentam um projecto de felicidade.

A ORIGEM DA HUMANIDADE NA PERSPECTIVA CIENTÍFICA
Segundo a teoria da evolução das Espécies: todas as criaturas que vivem na terra estão ligadas entre si por laços de parentesco mais ou menos estreitos, visto que partilham a descendência comum dos organismos referidos anteriormente. A evolução acontece, as espécies adaptam-se e o homem surge aproximadamente há cerca de cinco milhões de anos, a qual evoluiu ao longo dos tempos e aprende a conhecer as suas capacidades, conseguindo transformar a natureza e a construir o mundo como hoje o conhecemos.

A ORIGEM DA HUMANIDADE SEGUNDO A PERSPECTIVA CRISTÃ
Não podemos entender a Bíblia de forma literal. A Bíblia usa frequentemente a linguagem metafórica; no caso do relato das origens, a criação a partir do texto de Adão e Eva (Génesis) significa que Deus criou todas as pessoas; Assim, Adão e Eva representam toda a humanidade criada por Deus à sua imagem; e a descrição do Paraíso terrestre é um apelo à transformação do mundo ou à sua não destruição pela acção humana. Fé ou ciência? Ambas estão inter-ligadas. Uma diz-nos onde, quando e como aconteceu o Big-Bang; outra diz-nos o porquê e para quê Deus quis criar-nos: porque nos ama e quer que sejamos felizes. Deus chamou-nos no princípio e chama-nos continuamente a uma vida de amor e de harmonia com todas as coisas criadas. A criação é contínua.

Professor Mário Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário