quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Marcados pelo Espírito

«Fostes marcados com o selo do Espírito Santo prometido.»
(Efésios 1:13)

O Espírito de Deus actua em nós.
O Espírito Santo é selo que nos marca. Marca-nos à imagem do gado ou dos escravos que eram marcados com ferros para que a marca não pudesse ser lavada. O Espírito Santo marca os que lhe pertencem. O Espírito que vive em nós identifica-nos pela sua acção com Cristo. A coerência de vida deve, pois, ser a nossa marca.
Os assinalados são os marcados para serem salvos.
A promessa do Espírito Santo é uma promessa que vem de longe. O Profeta Joel previu que o Senhor derramaria o seu Espírito sobre todos os povos: «Eu derramarei o meu Espírito sobre todos os povos. Vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e os vossos jovens terão visões. Ainda sobre os meus servos, homens e mulheres, eu derramarei o meu Espírito naqueles dias.» (Joel 2:28-29)
Também Jesus prometeu o Espírito Santo. E em cada dia Deus continua a manter a promessa do Espírito a todos os que recebam Jesus pela fé, a fim de nos garantir a herança de que já participamos.
Jesus ensinou-nos a rezar, dizendo: «Venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu.» E é o Espírito Santo quem garante que antecipadamente, já aqui na terra, recebamos a herança prometida. O Espírito Santo em nós faz-nos saborear (experienciar em nossa vida) o que verdadeiramente é o Céu.
O Espírito Santo é o poder de Deus que nos faz perceber e obedecer, sentir e apreciar o que Deus faz por cada um de nós. Pelo Espírito Santo Deus opera na história, Deus continua actuando em favor da humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário